MISSÃO DA CLÍNICA

Consulta médica psiquiátrica

Sessão de psicoterapia individual

Sessão de terapia ocupacional individual

Sessão de psicoterapia grupal

Sessão de terapia ocupacional grupal

Orientação de família

Laudos para admissão ao trabalho

Consultoria sobre relações de trabalho

  • Todo psiquiatra é um médico que após a formação em Medicina se especializou em Psiquiatria. Sendo assim, sua prática profissional é necessariamente fiscalizada e regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina. Pode ser filiado à ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), que faz um congresso anual e treina seus membros através de educação continuada.

  • De acordo com a legislação brasileira, médico psiquiatra tem por especialidade lidar e tratar os problemas mentais que atingem os seres humanos sejam eles de origem orgânica ou funcional. São de responsabilidade do psiquiatra a prevenção, o diagnóstico, atendimento, e tratamento para a possível reabilitação do paciente.  Por serem médicos, os psiquiatras podem receitar remédios para o tratamento de seus pacientes, quando estas são necessárias. Dessa forma, a psiquiatria enfoca os aspectos fisiológicos das manifestações psíquicas indesejáveis, tendo uma metodologia de tratamento essencialmente medicamentosa de preferência associada com psicoterapia, como é o trabalho do Dr. Paulo Cesar de Souza.

  • Particularmente nós nos envolvemos com a promoção da saúde mental, trabalhando esta idéia diariamente com nossos paciente, ao promover bons hábitos, a valorização do indivíduo, a busca do pertencimento e de se fazer cidadão. Esta idéia permeia cada trabalho, cada sessão de psicoterapia e cada atendimento:

  •  Atendimento a pacientes com depressão em todas suas modalidades em crianças, adolescente e adultos.

  • Atendimento a pacientes com ansiedade em suas diversas formas – generalizada, síndrome do pânico, fobias, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do estresse pós-traumático;

  • Atendimento a pacientes com transtorno bipolar;

  • Atendimento a pacientes com problemas psicossomáticos.

  • Atendimento a pacientes com transtornos psicóticos;

  • Atendimento a pacientes com insônia;

  • Atendimento a pacientes com transtornos alimentares;

  • Consultoria em saúde mental;

  • Orientação familiar.

  • O termo psicoterapia (do grego psykhē - psique, alma, mente, e therapeuein - cuidar, curar), refere-se às intervenções psicológicas que buscam melhorar os padrões de funcionamento mental do indivíduo e o funcionamento de seus sistemas interpessoais (família, relacionamentos etc.).

  • Utilizamos meios psicológicos para atigir um fim específico, a cura ou diminuição do sofrimento, estresse ou incapacidade do paciente, geralmente causado por um transtorno mental.

  • Atendemos pacientes em grupos e individual;

  • Fazemos orientação familiar;

  • Fazemos orientação de trabalho;

  • Fazemos orientações casuais para intervirmos em resolução de problemas específicos com terapia breve: separação, luto, problemas de pais com seus filhos, etc.

  • Quem trabalha, estuda, constitui laços conjugais e cuida da família, que vive o stress diário necessita de um espaço criativo para refletir seu viver tanto em grupos quanto em sessões individuais. O nosso trabalho propõe uma psicoterapia em que se utiliza de atividades possibilitando ao individuo satisfação pessoal, realização, criatividade, tomada de decisões e autonomia, melhorando por conseguinte o desempenho no lar, no trabalho e sobretudo nas relações interpessoais.

  • Grupos de atendimentos especiais visando o desenvolvimento de hobbies com reinserção em atividades que um dia foram suspensas ou mesmo desenvolvimento de novas habilidades, num momento de vida em que a aposentadoria acompanhada da inatividade manifestam na vida do individuo tornado-o um problema, gerando entre ele e a sociedade e sobretudo com a família inúmeras dificuldades de convivência. Torna-se necessário um enfoque psicoterápico visando reconstruir o mundo de atividades dessas pessoas, com revitalização de atividades que um dia tiveram sentido que somados ao tratamento das inibições motoras e disfunções dos hábitos, constituirão elementos fundamentais para o tratamento da depressão muito comum nessa faixa etária. Quando necessário o acompanhamento psiquiátrico interno se fará e além disso indicaremos outros especialistas.

  • Podendo ser uma extensão para aqueles casos em que seja necessário um acompanhamento familiar ou mesmo apenas o atendimento do casal ou família visando tratar de problemas específicos. Em alguns casos de crianças e adolescentes o tratamento familiar poderá constituir uma primeira abordagem em termos dos passos necessários ao tratamento.

Psiquiatria Clínica, o que é?

Psicoterapia, o que é?

Atendimento a adultos

Atendimento ao idoso

Atendimento do casal, família, crianças e adolescentes no contexto familiar

Promover e otimizar a saúde mental das pessoas atendendo-as nos níveis preventivo, diagnóstico e tratamento reabilitativo, utilizando de técnicas terapêuticas ocupacionais, psicoterápicas e psicofarmacológicas  de forma integrada, com o propósito de atenção com qualidade, bom humor e poesia na relação profissional de saúde com o paciente.
 

Terapia ocupacional, o que é?

  • Terapia ocupacional é a arte e a ciência de ajudar pessoas a realizar as atividades diárias que são importantes para elas, apesar da debilidade, incapacidade ou deficiências. "Ocupação" em terapia ocupacional não se refere simplesmente a profissões ou a treinamentos profissionais, refere-se também a todas as atividades que ocupam o tempo das pessoas e dão sentido a suas vidas. Na terminologia da terapia ocupacional, essas atividades são denominadas áreas de performance ocupacional que podem ser divididas em Atividades Diárias, Atividades Laborativas e Atividades de Lazer e Diversão (AOTA,1994).
    Através das atividades, oportunizamos momentos de descontração e criação, estimulamos a expressão dos sentimentos, a experimentação da realidade e das necessidades, a tolerância, a iniciativa, o interesse social, a troca com o outro, a integração e o apoio emocional, reduzindo, assim, os sentimentos de desorganização e confusão. Sobretudo trabalhamos a mudança de concepções que o individuo tem de seu trabalho, de modo que a pessoa melhore o  seu desempenho no dia a dia atraves de reflexões em grupo ou individuais.

  • Atendimento individual e em grupo.

A sede do consultório é na região da Pampulha, com ampla área verde, flora e espaço para jardinagem. O prédio possui estrutura que abriga: teatro terapêutico, salão de relaxamento e atividades corporais, sala de modelagem, escultura e pintura, sala para jogos de mesa, trabalhos manuais e cozinha terapêutica, e ainda consultórios para atendimento individual ou grupo de familiares.

ESTRUTURA

PROCEDIMENTOS DA CLÍNICA

TRATAMENTOS

1/16

© 2017 Dr. Paulo Palestrante.

Av. Presidente, 586

B. Copacabana

Belo Horizonte - MG

Ligue:

31-3496-1505

  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now